Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Lesões no Tênis

Lesões no Tênis: Conheça as Principais do Esporte

Os tipos de lesões no tênis característicos ao esporte, são próprias da biomecânica que a execução da técnica exige do tenista.

Lesões no Tênis: Ombro

A sobrecarga exercida sobre o ombro, o chamado load shoulder, durante certos movimentos típicos do jogo, acontece, principalmente no saque, por três fatores:
1. Falta de flexão e extensão do joelho
A força para realizar o saque vem do agachamento com a flexão e extensão do joelho. Tenistas que têm a falta desse movimento, tendem a ter mais lesões no ombro e cotovelo.
2. Vontade do atleta em aumentar a potência da bola
A falta de técnica aliada à vontade em aumentar a potência do saque para que torne a jogada mais veloz, causa sobrecarga do ombro e aumenta o risco de lesões no tênis na região do ombro.
3. Encurvamento do corpo para trás
Na hora do saque, para fazer o final do arremesso (chamado de backswing) há um aumento da exigência do ombro e, por consequência, mais chances de lesões.

Lesões no Tênis: Cotovelo

Dentro das lesões também comuns, há a epicondilite lateral do cotovelo.
Normalmente, a lesão no cotovelo acontece quando o punho no backhand está em flexão de 13 graus. Isso faz com que os músculos do antebraço fiquem contraídos de forma excêntrica, aumentando as lesões no tenista, na região do cotovelo.

Importância do Equilíbrio Muscular

A falta de equilíbrio muscular entre rotadores externos e rotadores internos na articulação do ombro, aumentam a probabilidade de lesões no tênis.
A maioria dos movimentos é caracterizada pela ​​aceleração e desaceleração do braço superior, com sucessivas contrações de rotadores internos e externos.
Os rotadores internos são mais fortes e os rotadores externos são os demandados para controlar a frenagem na hora do saque, no arremesso e na batida da bola.
Portanto, se não estiverem adequadamente fortalecidos e equilibrados entre eles, a instabilidade do ombro aumenta significativamente o risco de lesões nos tenistas.
A devida compreensão da biomecânica no tênis é necessária para a prevenção aos riscos na prática do esporte.