Luxação do Ombro Requer Diferentes Tratamentos
A luxação do ombro é quando a articulação do braço sai do lugar, ela desarticula. Entende-se como braço, a região onde está presente o osso denominado úmero. Quando ele desarticula com a escápula, ocorre a luxação do ombro, ela sai do lugar. Portanto, o conceito de luxação de uma articulação é quando ela não tem congruência articular.
Quando isso acontece, a luxação do ombro pode ser de duas formas:
- Luxação do Ombro Traumática: quando a pessoa sofre um acidente, queda, etc;
- Luxação de Ombro Atraumática: quando a pessoa tem um aumento da flexibilidade capsuloligamentar. A cápsula tem o ligamento muito frouxo, elástico, e ela dá essa possibilidade do ombro sair do lugar e voltar.
Quando ocorre a ruptura somente na parte do lábio glenoidal, que é uma estrutura ligamentar, mole, ela é tem melhor prognóstico para tratamento do que quando ocorre os traumas com lesão ou fratura da glenóide, que é a região da escápula onde articula a cabeça do úmero.
Cada situação tem uma forma específica de tratamento, a seguir:
Luxação do Ombro
1. Tratamento para Luxação do Ombro Traumático
Seja na ruptura somente das estruturas ligamentares (mole) ou nas lesões e fraturas da glenóide, os dois têm a via cirúrgica como tratamento.
- Ligamentar: um procedimento simples realizada por artroscopia, que é a videocirurgia, para fixar a lesão;
- Lesão/ Fratura Óssea: existem técnicas de bloqueio ósseo para tratamento cirúrgico nesses casos.
2. Tratamento para Luxação do Ombro Atraumático
Já no tratamento de instabilidade atraumática, que é a flexibilidade capsuloligamentar, na maioria das vezes, o tratamento é clínico. O fornecimento de força como estabilizador secundário é o que mais proporciona resultado com fisioterapia e reabilitação.
As luxações do ombro têm uma natureza que depende da causa e da etiologia das lesões estruturais para o manejo do tratamento final.