Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Articulação Acromioclavicular: dor no ombro por causa do supino

A articulação acromioclavicular é uma articulação localizada na parte superior do ombro, onde a clavícula encontra a parte mais alta do escápulo, chamado acrômio.

A escápula é um osso do braço que tem um formato totalmente adaptado para dar amplitude aos movimentos do braço e a articulação acromioclavicular é a emenda entre o tronco e o braço – sendo a clavícula o osso que faz essa ligação do nosso tronco com o braço e a escápula.

A articulação acromioclavicular permite uma variedade de movimentos, incluindo a capacidade de levantar o braço acima da cabeça. Ela é cercada por ligamentos e músculos que ajudam a estabilizá-la e permitir a mobilidade.

Ela acaba sendo sobrecarregada quando se executa o movimento que requer o braço aberto, como na execução do treino do supino. Ela é bastante exigida nesse momento e é um dos principais motivos pelo qual os pacientes chegam ao consultório, devido a dor local que se apresenta pela má execução da técnica.

Articulação Acromioclavicular

Sintomas de complicações na Articulação Acromioclavicular

O inchaço da articulação localizada na parte superior, não lateral, do ombro é típico do movimento da técnica errada do supino. Nas mulheres, é a região da alça do sutiã onde a dor local característica se apresenta.

A má execução do movimento ocorre quando o treino é realizado com o braço muito aberto, sem a retração escapular posterior e sem o movimento de estabilização escapular nas costas, que mantenha a articulação acromioclavicular em defesa desse movimento.

Por isso, a dor no ombro é uma das queixas mais comuns em pacientes na faixa de 20 a 30 anos de idade que fazem musculação e tem sido bastante comum de se apresentar na rotina do consultório. A grande maioria sente dor na articulação acromioclavicular por causa da forma inadequada de realizar o treino do supino.

Ao sentir qualquer desconforto durante o exercício, é importante procurar o médico especialista em ombro e cotovelo para a melhor orientação no exercício e prevenção às lesões.