Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cirurgia para Luxação do Ombro

Cirurgia para Luxação do Ombro - Técnicas Aplicáveis Conforme a Lesão

A cirurgia para luxação do ombro é indicada para pacientes que experimentam luxações recorrentes do ombro (recidivas), o que pode levar a uma maior instabilidade e danos ao tecido ao redor, incluindo músculos, ligamentos e cartilagens.
Atualmente, temos uma variedade de opções para o tratamento cirúrgico de luxação do ombro. A técnica indicada vai depender do tipo de luxação – anterior ou posterior. e das estruturas danificadas.
A luxação do ombro ocorre quando o úmero (osso do braço) se desloca da sua posição normal na cavidade glenoidal da escápula, causando dor intensa e incapacidade de movimento no ombro.
A diferença entre as luxações anterior e posterior do ombro reside na direção para a qual o úmero se desloca em relação à cavidade glenoidal.
Se as estruturas que foram danificadas são estruturas ósseas, há necessidade de calcular algumas medidas para averiguar se essa lesão óssea compromete um tipo ou outro de técnica.
Na luxação do ombro anterior recidivante, a primeira verificação é se existem lesões ósseas no ombro, tanto na cabeça do úmero, do braço, quanto na glenóide, que fica na região da escápula.
  • Se houver mais de 25% de lesão óssea na glenóide, o ideal é que pensemos num bloqueio ósseo anterior, realizando-se a técnica cirúrgica de Latarjet.
  • Se nem a lesão na cabeça do úmero e a lesão óssea da glenóide forem tão grandes, podemos pensar na técnica de Bankart.
  • Se houver menos de 25% de lesão óssea na glenóide, mas com uma lesão na cabeça do úmero que seja maior que a lesão da glenóide, nós devemos pensar na união da técnica cirúrgica chamada de Remplissage com Bankart.
Portanto, temos pelo menos três técnicas importantes para indicar na cirurgia para luxação do ombro recidivante, dependendo das condições que o ombro apresentar depois da luxação.

Tipos de Cirurgia para Luxação do Ombro

Latarjet
  • Objetivo: restaurar a estabilidade do ombro em pacientes com luxações anteriores recorrentes e perda óssea significativa ou fraturas na glenóide.
  • Procedimento: o cirurgião do ombro reconstrói a borda da cavidade glenoidal para aumentar a estabilidade do ombro e o tendão conjunto permeio o subescapular, funcionando como sling.
Bankart
  • Objetivo: restaurar a anatomia danificada no deslocamentos do ombro, mas sem perda óssea significativa.
  • Procedimento: cirurgia artroscópica para reanexar as estruturas com o uso de suturas e âncoras.
Remplissage
  • Objetivo: nos casos onde há uma grande lesão na cabeça do úmero.
  • Procedimento: Envolve o preenchimento desta lesão na cabeça do úmero para impedir que se engate na borda anterior da glenóide, um fenômeno conhecido como “engagement”.
Cada cirurgia para luxação do ombro, visa restaurar a função e a estabilidade do ombro, de acordo com a especificidade das lesões associadas.
Uma avaliação detalhada pelo médico especialista em ombro é fundamental para determinar a abordagem mais adequada.