Epicondilite Lateral do Cotovelo - Dor é o Principal Sintoma
A epicondilite lateral do cotovelo é o nome dado para uma doença ocasionada pela alteração ou aumento do processo inflamatório da região lateral ou medial do cotovelo e que pode causar microrrupturas do tendão de acordo com a lesão e agravamento dela.
Os músculos responsáveis por movimentar a mão, o punho e os dedos são músculos que se originam no cotovelo e por uma série de situações eles podem desenvolver uma epicondilite.
E por que esse nome é dado? Porque a região do úmero, que é o osso do braço, tem uma curva, uma saliência que chama epicôndilo. É dali que os músculos saem, seguem pelo tendão e depois formam a parte muscular. Então, esse tendão quando inflama é chamado de epicondilite.
Principais Causas da Epicondilite Lateral do Cotovelo
No mundo do esporte, é muito comum a epicondilite lateral do cotovelo. As lesões do epicôndilo acontecem no tênis, principalmente na região lateral do cotovelo, no movimento de backhand. No golfe, é mais comum na região medial.
Então, pelo padrão dos movimentos, os dois esportes podem levar a epicondilite lateral ou medial do cotovelo.
Contudo, não é somente nos esportes que observamos a epicondilite. Existem profissões como, por exemplo, cabeleireiros, digitadores, tarefas domésticas como passar muita roupa, que podem desenvolver a dor no cotovelo.
Diagnóstico de Epicondilite
O diagnóstico é feito com o exame clínico, baseado na dor do paciente e palpação local. Adicionalmente, testes especiais e, também, exames de imagem, tanto o ultrassom quanto a ressonância magnética podem apontar o diagnóstico de epicondilite.
O especialista em ombro e cotovelo deve fazer um diagnóstico diferencial das doenças que saem da coluna cervical (cervico-braquialgias), que são doenças que irradiam do pescoço para o braço. Ou seja, com esse diagnóstico diferencial, é possível determinar a epicondilite com mais precisão.
Tratamento para Epicondilite Lateral ou Medial do Cotovelo
O tratamento para a epicondilite vai desde a medicação anti-inflamatória, analgésica e fisioterapia, até terapias mais biológicas, como o uso de terapia de onda de choque, o ácido hialurônico e infiltrações com anti-inflamatório local.
O tratamento cirúrgico para epicondilite lateral do cotovelo é bastante discutido e controverso, mas nos casos refratários ao tratamento, costuma-se recorrer à cirurgia.
A cirurgia para epicondilite pode ser realizada por videoartroscopia na região lateral. Na região medial, normalmente se faz por via aberta.
O tendão que já tem uma alteração inflamatória crônica é ressecado e reinserido no osso novamente.
Depois, é preciso fisioterapia para retorno ao esporte e às atividades normais.
Dr. Nemi Sabeh é médico esportivo, cirurgião ortopedista especialista em ombro e cotovelo e CEO da On Evolução Corporal.