Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Escápula Alada

Escápula Alada – Falta de Mobilidade no Ombro

A escápula alada é uma falta de mobilidade ativa no ombro que tem relação com o efeito muscular da escápula, quando ela acaba fazendo um movimento atípico ou assimétrico com a escápula do outro lado.
Ou seja, a escápula de um lado se movimenta de uma forma e do outro lado, mexe de outro jeito, do mesmo movimento do membro superior. Então, em elevação bilateral, a escápula do lado esquerdo e do lado direito se movem diferentemente, uma em relação à outra.
Isso se deve por falta de ativação de alguns músculos, principalmente do rombóide, serrátil e do trapézio inferior – que são músculos que se fixam à escápula. São eles que movimentam a escápula nos parâmetros ao se levantar o braço em elevação anterior ou lateral.
Na escápula alada, isso leva a uma dor, uma incapacidade de mobilidade adequada do ombro. É como se fosse um movimento sem harmonia do ombro com a escápula.
escápula alada
Escápula Alada

Causas da Escápula Alada

Geralmente, a escápula alada está ligada a causas cervicais. Compressões na coluna cervical, na medula espinhal da região do pescoço, ou até inativações elétricas de alguns nervos que saem da coluna cervical para o ombro.
Como exemplos de possíveis causas de compressão, temos a má postura. Nos tempos atuais, agravados nesta região cervical pelo uso do celular. Outro exemplo da causa da escápula alada pode ser uma complicação no nervo torácico longo, responsável pela inervação do músculo serrátil anterior, o principal estabilizador da escápula.
Também, essa desarmonia entre a massa muscular pode ser observada com a falta de força de alguns músculos paravertebrais, os músculos que atuam em cada lado da coluna vertebral, em paralelo.

Como Tratar a Escápula Alada?

Para tratar a escápula alada, cerca de 90% das ocorrências, recomenda-se a fisioterapia e reabilitação física.
Quando não há resultado, existe a possibilidade de realizar uma cirurgia com transferências musculares. Contudo, é algo que o médico ortopedista em ombro e cotovelo procura evitar por ser uma cirurgia grande, complexa.
Portanto, a indicação é preferencialmente a reabilitação, visto que auxilia a fortalecer e relaxar os músculos, além de melhorar a mobilidade do ombro.

Dr. Nemi Sabeh é médico esportivo, cirurgião ortopedista especialista em ombro e cotovelo e CEO da On Evolução Corporal.