Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Horário do Treino

Horário do Treino: Manhã, Tarde, Noite - Qual o Melhor?

O horário do treino pode influenciar no desempenho ou resultados da atividade física? Faz diferença se exercitar de manhã, tarde ou noite?
Existem alguns estudos realizados em que se estima saber qual seria o melhor horário de treino para cada finalidade que se tem como objetivo: emagrecer e/ ou manter uma boa saúde do corpo (coração, pressão arterial, controle de diabetes, etc).
Entretanto, apesar das conclusões pressupostas, é preciso considerar que o melhor horário para treinar varia de pessoa para pessoa porque depende de diversos fatores como a agenda da rotina diária e as próprias preferências pessoais.
Para realizar a atividade física, o importante é que ela seja sustentável e, assim, obter os benefícios desejados.

Horário do Treino pela Manhã

Um estudo recente apontou que o horário do treino pela manhã traria mais ganhos para a saúde do coração, perda de peso e um sono melhor, além de já ser mais confortável em cadência aeróbia para emagrecimento.
Em um artigo publicado no Obesity Journal, foi divulgado que cientistas americanos acompanharam por três anos, um grupo de pouco mais de 5 mil pessoas que se exercitavam entre 7:00 às 9:00 da manhã.
Foi avaliado que esse grupo tinha um índice de massa corporal (IMC) menor do que pessoas cujo horário de treino era de tarde ou à noite.
Contudo, esse estudo se mostrou frágil diante de outro realizado, onde cientistas australianos acompanharam um grupo maior de pessoas (quase 30 mil) com obesidade e Diabetes Tipo 2, por muito mais tempo – 8 anos.
Concluiu-se que aqueles que realizam atividade física de noite, tinham menor risco de mortalidade por problemas cardiovasculares.
Apesar da divergência entre eles, o que se pode extrair é que no futuro, poderá ser possível determinar um melhor horário para treinar para o controle de determinadas doenças.

Horário do Treino à Tarde

Para complicar um pouco mais a avaliação do horário do treino sobre os benefícios cardiovasculares, há um outro estudo chinês que acompanhou um grupo mais abrangente de 92 mil pessoas, não só obesos e diabéticos como no estudo australiano, que estima o melhor horário de treino à tarde, entre 11:00 às 17:00.
Outros estudos menores, apontaram mais vantagem no treino de tarde para os atletas de alta performance, de elite.
Pela manhã, a temperatura do corpo é mais baixa, alcançando maiores temperaturas no fim de tarde, o que refletiria sobre um melhor desempenho do atleta.
Mas, como ter disponibilidade para treinar de tarde é para poucos, a temperatura corporal mais baixa pode ser resolvida com um exercício de aquecimento prévio.

Horário do Treino à Noite

Por último, ainda houve mais um estudo que atribui o horário do treino à noite mais benéfico para a ação da insulina.
A atividade física torna a insulina mais eficaz na redução dos níveis de açúcar no sangue, trazendo melhoras em consequências apresentadas como a Diabetes tipo 2 e obesidade – gerando mais debate sobre o melhor horário de treino para essas condições, objetivo dos outros estudos aqui relatados.
Como de noite ficamos mais resistentes à insulina, o benefício trazido no treino de noite seria compensar essa desvantagem com o exercício, principalmente o exercício de força, pois diminui a resistência à insulina.
Apesar das discussões divergentes, o que todos concordam é que realizar atividade física em qualquer período é recomendado para a saúde e bem-estar do indivíduo.
Fonte: