A lesão de ligamento no joelho da mulher é de cinco a seis vezes mais frequente que no joelho do homem, principalmente em esportes como o futebol que exigem maior empenho desta articulação, que é a maior do corpo humano. Isso se deve à diferença anatômica e, também, a fatores hormonais da mulher.
Diferença Anatômica como Causa de Lesão de Ligamento no da Mulher
A diferença anatômica do quadril da mulher é uma das causas que explicam o maior risco de lesão de ligamento no joelho da mulher. O quadril da mulher é mais largo em relação ao do homem e faz com que o joelho, principalmente no movimento de giro do corpo ou na aterrissagem, faça uma rotação denominada de rotação interna de valgo ou valgo dinâmico.
É uma rotação do joelho no sentido para dentro que faz com que o ligamento possa ser rompido, quando o pé está fixo no chão.
E por que a mulher tem essa rotação mais frequente que o homem?
Porque a musculatura do glúteo médio, que é o grande músculo que sustenta esta rotação externa, tem um braço de alavanca (distância entre a aplicação da força e a produção do efeito) maior que a do homem, demanda de mais força, não conseguindo sustentar essa rotação.
Ou seja, esta rotação aumenta por um fator dinâmico muscular. Isto já foi constatado em muitos trabalhos.
Lesão de ligamento no joelho da mulher: Fatores muscular e hormonal
Outro fator anatômico importante é a anteriorização, ou seja a angulação mais anterior da cabeça do fêmur, que também faz com que as mulheres tenham uma maior rotação do quadril interna.
Para quem já notou em crianças, principalmente as meninas, elas sentam em uma posição em “W” com os joelhos para dentro muito facilmente. Essa rotação é muito presente nas mulheres e facilita a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho (LCA) e lesões relacionadas à entorse do joelho.
Sentar com posição em “W”.
Diferentemente, os exercícios aeróbicos têm como principal fonte de energia o oxigênio. O coração precisa bater rápido para levar esse oxigênio para o corpo todo. Associado a esse consumo de oxigênio, também está a gordura.
Lesão de Ligamento no Joelho da Mulher e Fatores Hormonais
Quanto aos fatores hormonais, alguns trabalhos mostram que no período da ovulação a mulher tem um aumento da elasticidade desse ligamento, tendo-se observado algumas lesões ligamentares durante o período da ovulação.
*Dr. Nemi Sabeh é médico esportivo, cirurgião ortopedista especialista em ombro e cotovelo e CEO da On Evolução Corporal.