Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Falta de Rotação Interna do Ombro (GIRD)

A falta de rotação interna do ombro dificulta a movimentação do braço para dentro. Comum entre os esportistas, especialmente tenista e jogador de vôlei, por causa do saque e da cortada.
Ao realizar esses movimentos, a rotação interna se perde devido à rotação externa muito acentuada do braço, causando uma descompensação da articulação do ombro, que é naturalmente, uma articulação muito instável.
Esse desequilíbrio causa sintomas que podem variar de leves a graves e incluem dor no ombro, incapacidade de força, déficit de movimento do ombro e dificuldade em realizar atividades que envolvam movimentos de rotação interna no geral, como atirar uma bola.
A incapacidade de força prejudica a performance do atleta, principalmente para quem desempenha função de saque ou arremesso. Essa ocorrência de rodar o ombro mais para fora do que para dentro deve ser corrigido.
A falta de rotação interna do ombro, conhecida como GIRD (sigla em inglês para Glenohumeral Internal Rotation Deficit) se deve muito pela repetição de movimentos específicos, como arremessos, pelo estresse constante colocado sobre o ombro.

Reflexos da falta de rotação interna do ombro na articulação

A cápsula posterior é uma estrutura anatômica que faz parte da articulação do ombro, envolvendo todo ele, em um sentido de 360 graus. na falta de rotação interna do ombro, a cápsula posterior se encurta e faz com que a cabeça do ombro se subluxe para frente e levemente para cima.
Portanto, não ocorre o que chamamos de rotação cêntrica, mas sim, a rotação excêntrica, fazendo com que a cabeça do ombro vá um pouco mais para frente. Isso leva à dor, subluxação e até lesões ligamentares ou articulares.
O tratamento para a falta de movimentação interna do ombro envolve muito a reabilitação física. Se não houver lesões estruturais anatômicas, normalmente espera-se que esta condição se resolva.
Importante dizer que a prevenção desempenha um papel importante no manejo do GIRD. Os atletas devem seguir programas de treinamento específicos para fortalecer e condicionar os músculos do ombro, além de adotar técnicas de arremesso adequadas para evitar lesões futuras.

Dr. Nemi Sabeh é médico esportivo, cirurgião ortopedista especialista em ombro e cotovelo e CEO da On Evolução Corporal.