Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Tenho osteopenia, posso praticar exercícios físicos?

Com certeza! Isso porque a atividade física irá contribuir no fortalecimento da musculatura do organismo, o que, consequentemente, fará com que ocorra o aumento da massa óssea, que é fundamental para quem tem osteopenia. Para entender melhor, essa doença é caracterizada pela diminuição da densidade mineral, principalmente de cálcio, dos ossos. A osteopenia ocorre quando a massa óssea é de 10% a 25% menor que a considerada normal. Uma forma de descobrir se tem a osteopenia é por meio do exame chamado densitometria óssea. Esse teste irá avaliar a quantidade de cálcio nos ossos. Quanto maior o nível desse mineral, menor a chance de ter a doença. E quando se dá o diagnóstico de osteopenia, ou até mesmo para evitar que o problema apareça, a atividade física é peça primordial, principalmente a musculação. Afinal de contas, são os chamados exercícios resistidos que irão ajudar exatamente no aumento de músculos e massa óssea.

Os treinos de coordenação e equilíbrio também devem entrar na lista de quem sofre com osteopenia, já que podem evitar que quedas e fraturas ocorram. E para finalizar, os exercícios de alongamento, que trazem mais liberdade de movimento. Ou seja, se a pessoa cair, mas ela tiver o corpo bem alongado, será mais difícil sofrer algum trauma na parte muscular, e isso reduz as chances do acidente se tornar ainda pior.

Matéria completa em : https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/12/03/tenho-osteopenia-posso-praticar-exercicios-fisicos.htm