O treinamento do bíceps do braço (Bíceps Braquial) tem sido sempre visado em academias por homens e mulheres que querem ter esse músculo bem torneado e definido, majoritariamente, por questões estéticas ou em busca de força, sem saber o quanto ele é importante para a boa articulação do movimento do braço. Lembrando que o bíceps também está presente na musculatura da perna (Bíceps Femoral).
O Bíceps Braquial é formado por dois tendões grandes na região mais próxima do ombro:
- Uma que se insere passando por cima da cabeça do braço, na Glenoide ou na escápula;
- Outro que se insere também na escápula, mas numa região mais anterior denominada coracoide.
Esses dois pontos de inserção do bíceps do braço não são no úmero, e sim, na escápula.
Treinamento de Bíceps
Por mais que a escápula fique nas costas, ela tem duas exuberâncias ósseas onde fica inserido o tendão do bíceps.
Então, o bíceps na região proximal do ombro tem uma função, principalmente, de elevação do ombro, de movimentar o braço para cima.
Esse movimento de elevação acontece por favorecimento de alguns músculos:
- o deltoide, o músculo anterolateral do braço,
- o músculo bíceps, que é o outro músculo que abaixa a cabeça do úmero e levanta o braço, formando uma contração muscular.
É interessante notar que uma das funções do bíceps é realizar a depressão, abaixamento, da cabeça do úmero para que ocorra a elevação do braço. É como se fosse um tirante local.
Por mais que não pareça haver relação, isso tem uma função muito grande no supino.
Para que ocorra o movimento do peitoral associado nessa elevação do braço, o bíceps tem uma contração para auxiliar o peitoral e a musculatura anterior do ombro a realizarem o movimento de anteriorização, de empurrar o supino.
Neste caso, ter o fortalecimento do tendão do músculo do bíceps de forma isolada é bastante importante para que o indivíduo tenha uma adequação nas atividades do supino porque ele faz parte da mecânica do movimento, prevenindo ter problemas de sobrecarga em outros músculos.
No aspecto estético, não surte tanto efeito na região proximal do ombro e, talvez por isso, a grande maioria das pessoas acredita que o bíceps é tão somente o que surge ao contrair o músculo quando se dobra o braço.
Não é bem assim. O treinamento de bíceps braquial tem uma função muito importante sobre o ombro e para realizar os movimentos de elevação com o braço.