Acromioplastia - Cirurgia do Manguito Rotador
A acromioplastia é uma cirurgia para tratar a lesão do manguito rotador, que é um grupo de músculos e tendões localizados na região do ombro, responsáveis pela estabilidade e movimento dessa articulação.
Este procedimento já foi considerado o que descrevemos como cirurgia aberta, quando há uma incisão relativamente grande na pele e nos tecidos subjacentes para proporcionar ao cirurgião acesso direto à região a ser tratada.
Contudo, atualmente, é possível realizar de forma artroscópica, uma técnica minimamente invasiva, onde é realizado incisões menores na pele (menores que 1 centímetro) para introduzir uma microcâmera que transmite imagens por vídeo.
As vantagens da cirurgia é que devido ao menor trauma tecidual, a recuperação é mais rápida, com menos dor pós-operatória, tempo de internação e, por consequência, menor risco de complicações, além de cicatrizes menos visíveis.
Como é a realizada Acromioplastia?
O grupo de músculos e tendões que formam o manguito rotador atravessam o arco subacromial, embaixo de uma porção óssea denominada acrômio. É ele que impacta o ombro, causando a lesão do manguito rotador.
Principalmente em pessoas mais velhas, devido ao processo degenerativo natural dos ossos e articulações, o acrômio pode se tornar pontiagudo para baixo e “cortar” o músculo ao movimentar o braço, podendo causar a ruptura total no decorrer do tempo.
Na acromioplastia, além de realizar a sutura do manguito rotador, a porção inferior do acrômio também é raspada para deixá-la totalmente retilínea e diminuir o impacto subacromial, do músculo da cabeça do úmero no acrômio.
Tipos de Acrômio
O médico nova-iorquino Luis Bigliane descreveu o acrômio em três tipos:
- Tipo 1: reto;
- Tipo 2: curvo;
- Tipo 3: ganchoso.
Depois, o médico suíço Christian Gerber, também escreveu sobre o ângulo crítico do ombro.
Refere-se a um conceito da biomecânica do ombro. O ângulo descreve a posição em que ocorre o maior potencial de compressão sobre o manguito rotador entre a cabeça do úmero e o acrômio.
São linhas traçadas na radiografia que determinam se a capacidade de tração do acrômio é maior ou menor.
Se for maior, a ocorrência do impacto na cabeça do ombro é mais comum do que o tamanho dele sendo menor, que causa outro tipo de doença – a artrose no ombro.
É importante procurar o médico especialista em ombro para a abordagem mais adequada da prevenção ao tratamento, que em alguns casos inclui a cirurgia do manguito rotador – a acromioplastia.
Dr. Nemi Sabeh é médico do esporte, cirurgião ortopedista de ombro e cotovelo e CEO da On Evolução Corporal.