Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Exercício Cardiovascular

Exercício Cardiovascular - Quando o Treino é Benéfico?

Exercício cardiovascular é a que envolve uma atividade do corpo de forma contínua e rítmica, visando melhorar a capacidade cardiovascular e respiratória. Também é denominada de exercício aeróbio porque aumenta a demanda de oxigênio do corpo, promovendo o funcionamento eficiente do sistema cardiovascular.

Exercício Aeróbio: Recomendação para Trazer Benefícios

A American College Sports Medicine (ACSM) recomenda, dentro de um plano de exercício cardiovascular, aeróbio, que sejam realizados:
  • 5 vezes por semana com intensidade leve, principalmente para quem está iniciando no treino. Ex: caminhada, uma volta de bicicleta.
Ou:
  • 3 vezes por semana com intensidade moderada. Ex: corrida, um treino de bicicleta ou natação com maior esforço.

Avaliação Metabolismo no Exercício Cardiovascular

A espirometria é um teste que pode ser feito tanto na esteira quanto na bicicleta, para avaliar qual é o momento em que nosso organismo deixa de realizar o metabolismo aeróbio para realizar o metabolismo anaeróbio.
Esse momento é chamado de segundo limiar, que é um limiar ventilatório, quando o pulmão, através do aumento do gás carbônico sanguíneo começa a expelir mais esse gás carbônico fabricado pela quebra do carboidrato.
Diante do esforço empregado na atividade e da capacidade do atleta ou de quem está realizando o exercício, o organismo atua de duas formas diferentes de metabolismo para produzir energia:
  • Sistema aeróbio: através do oxigênio e da gordura;
  • Sistema anaeróbio: através do carboidrato sanguíneo e celular.
Nosso organismo é inteligente para determinar o consumo calórico do macronutriente que houver necessidade. A queima de caloria no exercício é diferente de acordo com a atividade.
O recomendado é para que essa atividade física faça com que a gordura corporal diminua sempre com o exercício aeróbio, onde a produção da energia será através da gordura e oxigênio.
O coração começa a bater mais lentamente quando o organismo consegue absorver mais oxigênio no pulmão. Isso faz com que os níveis de pressão arterial diminuam e o condicionamento cardiovascular melhore.