Exercício de força, cardiovascular, flexibilidade ou mobilidade? Como manter a saúde adequada? Qual o tipo de exercício que nós devemos fazer para que a atividade física traga benefícios para a saúde?
Do mesmo jeito que nós tomamos remédios com a dose adequada, os exercícios também são vinculados à necessidade de cada indivíduo.
Para isso, o tipo de exercício executado é muito importante para o resultado que precisa ser obtido.
A American College Sports Medicine cita quatro tipos importantes de exercício:
- Exercício de Força
- Exercício Cardiovascular (aeróbio)
- Exercício de Flexibilidade
- Exercício de Mobilidade
É preciso realizar alguns testes para um diagnóstico que traga informações de qual o melhor exercício possível para executar de acordo com cada um.
Abordaremos aqui, um dos pilares importantes do desenvolvimento da saúde, que é o exercício de força.
Exercício de Força: Tipos
O exercício de força pode ser entendido de duas formas:
- A força de um músculo e de uma articulação isolada: a que conseguimos estabilizar a articulação e mantê-la adequadamente para realizar exercícios maiores, como exercício de esporte.
- O treino com várias articulações, que é o treino global chamado de powerlift. É um treino de alta carga e executado com os quatro membros ao mesmo tempo, por exemplo: puxar, agachar e empurrar.
Core: A Força do Abdômen
Outro exercício preconizado é para o core, para desenvolver a força no abdômen, que é o centro de massa corporal do equilíbrio. De modo geral, temos a região lombar como centro de massa corporal.
Por exemplo: se uma pessoa deitada for suspensa, essa força se mantém. Esse centro de equilíbrio também dá a possibilidade para ficar com um pé só no chão, caminhar com facilidade, não tropeçar, diminuir o número de quedas, etc.
Com o exercício de core, muito comum no Pilates e no Yoga, nós conseguimos trazer força para o abdômen, além de mobilidade e flexibilidade também.
Diante disso, alguns testes são executados para avaliar essa força e a mobilidade.
Exercício de Força e Mobilidade: Testes
Temos algumas formas de realizar testes e, assim, indicar o mais recomendável para benefício da saúde:
- Dinamômetro: é um aparelho que você empurra com a maior potência possível para mensurar em quilos a quantidade de força de uma articulação ou de um segmento;
- Cinemática: são testes de movimento filmados com uma câmera de alta resolução e velocidade, que consegue identificar desvios de alguns gestos, por exemplo, no agachamento com uma perna só ou duas.
Portanto, com a avaliação de mobilidade através da cinemática e avaliação de força através do dinamômetro ou de aparelhos isocinéticos.
Através desses testes, conseguimos mensurar com qualidade o diagnóstico para desempenhar o melhor exercício a ser executado.
Dr. Nemi Sabeh é médico do esporte, cirurgião ortopedista de ombro e cotovelo e CEO da On Evolução Corporal.