Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Prevenção de Doenças Cardiovasculares: qual o exercício ideal?

A atividade física é fundamental para atuar na prevenção de doenças cardiovasculares e manter a saúde do corpo em geral. Entretanto, qual a combinação e frequência de exercícios ideal para que os benefícios sejam evidenciados?

Segundo protocolo preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e algumas entidades do meio, a manutenção de uma frequência semanal de exercício aeróbico somado à musculação, tem um efeito benéfico cardiovascular muito maior do que realizar somente exercícios aeróbicos, o tipo mais comumente associado para melhorar a eficiência do sistema cardiovascular.

Os exercícios aeróbicos, também conhecidos como “cardio”, são aqueles que aumentam a frequência cardíaca e a respiração por um período determinado, de maneira rítmica e contínua. Alguns exemplos são a corrida, ciclismo, natação, entre outros.

Como atua, principalmente, sobre o coração, pulmões e vasos sanguíneos, tem sido associado pelas pessoas que buscam a prevenção de doenças cardiovasculares, entre outras vantagens desse tipo de atividade.

Como vimos, não é bem assim. A união entre o exercício aeróbico e a musculação aumenta a eficácia da prevenção de doenças cardiovasculares e de outras doenças como, até mesmo, o câncer.

Prevenção Doenças Cardiovasculares

Frequência de Exercícios para Prevenção de Doenças Cardiovasculares

Além da combinação de exercícios aeróbicos e musculação, é recomendado que a quantidade ideal seja de 300 minutos semanais. Isso corresponde a aproximadamente uma hora de exercício durante cinco dias da semana, além do movimento que nós já realizamos no dia a dia.

Esse tipo de dado tem sido calculado através de diversos dispositivos eletrônicos que podem ser usados como acessórios no corpo (“wearables”) e são projetados para serem usados confortavelmente e sem interrupção, como os relógios e celulares que captam a quantidade de movimento que nós realizamos durante o dia.

O número de mais ou dez mil passos seria interessante para as pessoas praticarem durante o dia e ficarem, pelo menos, oito horas em pé.

 

Ver também

Treinamento de Bíceps: muito além da estética!